terça-feira, 13 de julho de 2010

Alfenas comemora o Dia Mundial do Rock!

No último final de semana rolou em Alfenas um festival em comemoração antecipada pelo Dia Mundial Do Rock (que é hoje, diga-se). Motivado pela apresentação da banda paulistana Seventh Seal, verifiquei os horários, a programação do sábado, corri atrás das outras bandas que tocariam e me programei para chegar a Alfenas para ver as três últimas bandas da noite, Pleiades, Silvercrow e a Seventh Seal.

Não sei o que houve, se foi erro da divulgação no evento, se foi mancada da banda, mas pelo jeito a Seventh Seal não apareceu por lá no sábado. Se apareceu foi bem antes do horário divulgado. Fora isso, rolou um atraso já esperado, e acabei podendo assistir mais algumas outras bandas.

Da região pude ver a Red’n’Black, que manda covers de AC/DC e Deep Purple com um vocalista bem convincente, e a Murder Ride, que teve diversas participações especiais de colegas das outras bandas se revezando no baixo (posto vago dias antes, segundo o vocalista), e mandou covers de várias bandas de thrash metal.

Então veio o Pleiades, a primeira das bandas de Belo Horizonte a que pude assistir. Primeiro de tudo tenho que reconhecer a qualidade do quarteto enquanto músicos. Todos eles têm o domínio necessário de seus instrumentos para desempenhar a música que se propuseram a fazer. A vocalista Cynthia, inclusive, impressiona por sua desenvoltura no palco, uma frontwoman nata. Mas a verdade é que a música da banda ainda está meio perdida num meio termo que incomoda. Certos momentos tendem para o metal, enquanto em outros a coisa soa toda meio emo tipo Fallout Boy e assemelhados.

Percebe-se que a gama de influências confunde a música dos caras pelos covers que optaram por mandar na sua apresentação: Janis Joplin, Led Zeppelin, Dio (quando eles quase trucidaram Holy Diver) e Pantera. Além disso, tocaram várias músicas de seu primeiro CD. E eu até posso não ter gostado muito, mas ficou claro que a audiência ficou bastante satisfeita com o quarteto.

A segunda banda belorizontina foi o Silvercrow, que divulga atualmente seu segundo álbum (que em breve resenharei aqui), Unleashing Rage. Trata-se de um metal melódico influenciado pelas melhores do ramo, incluindo aí todos os clichês necessários ao gênero.

Mas mesmo com todos os fatores contra, o Silvercrow fez um show muito bom. A música dos caras é bastante coerente com o estilo, e o quinteto sabe o que fazer dentro dessa linha de heavy metal. O vocalista Bernardo Silveira é muito bom, e provou isso no cover de Heaven & Hell, do Black Sabbath, sem falar na dupla de guitarristas, que é bem entrosada e técnica.

Uma pena que poucos ficaram para ver esse show (me pareceu que depois do término do show do Pleiades muitos correram para pegar os últimos ônibus da noite), pois a apresentação foi bem legal e valeu a noite.

Sei que outra banda foi escalada para cobrir o lugar do Seventh Seal, no encerramento da noite. Mas eu sinceramente não quis ficar para ver, pois o evento estava bastante atrasado, iria madrugada adentro e eu ainda teria que enfrentar alguns quilômetros de volta pra casa.

Silvercrow

http://www.myspace.com/silvercrowband

Pleiades

http://www.myspace.com/bandapleiades

Nenhum comentário: