domingo, 1 de janeiro de 2012

MOA: Maranhão Open Air

2012 será o ano que o Brasil sediará o primeiro evento exclusivo de heavy metal aos moldes dos grandes festivais europeus, o Metal Open Air, programado para acontecer entre os dias 20 e 22 de abril em... São Luís-MA! Sim, o maior evento especializado em heavy metal dos últimos anos acontecerá no Maranhão, ao invés dos prováveis São Paulo e Rio de Janeiro.

Há algo de errado com isso? Moralmente nada. O Maranhão pode oferecer aos produtores tanta infra-estrutura quanto paulistas e cariocas, e com certeza tem headbangers tão fiéis quanto qualquer outro estado brasileiro.

E, no entanto, por que é que fica a impressão de que algo está errado nisso?

No site oficial do evento há uma justificativa que é bastante elogiável, que diz que os headbangers do Nordeste do país merecem ser contemplados com um festival desse porte, já que tantas vezes tiveram que se deslocar para longe para poder conferir algo assim em estados do Sudeste brasileiro. Dessa vez o público do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste é que deve se deslocar para conferir o grande evento.

Até aí tudo certo. O headbanger de qualquer estado é fiel o suficiente para juntar suas moedinhas e tentar ir até São Luís a fim de assistir às várias bandas que formam o cast (ainda parcial) do festival. Afinal, tanto do lado internacional quanto nacional foram confirmadas bandas de renome e qualidade suficiente para agradar a gregos e troianos.

E o cast é realmente impressionante, com Anthrax, Exodus, Krisiun, Blind Guardian, Korzus, Andre Matos, Grave Digger, Destruction, Drowned, entre outras bandas daqui e de fora que valem a pena ver ao vivo. Serão ao todo quarenta entre os três dias de evento.

No entanto, conforme as atrações foram sendo anunciadas para o cast do festival, alguns outros shows das mesmas bandas também foram sendo anunciados para São Paulo. Blind Guardian e Grave Digger por exemplo, tocam juntas na capital paulista. Anthrax é outra confirmada para São Paulo, no dia 27/04.

Se os principais nomes do festival forem confirmar presença na capital paulista, o headbanger do Sudeste irá ao Maranhão? Essa é a pergunta que eu e muito outros fazem. Devemos analisar também que entre março e abril serão vários finais de semana recebendo apresentações de bandas importantes. Iced Earth, Amon Amarth, Sodom, Opeth, Six Feet Under, Dimmu Borgir, Zak Stevens, Roger Waters, Lacuna Coil, Sisters Of Mercy, todas passam por São Paulo entre março e abril. Tudo isso vai fazer o cara pensar duas vezes antes de investir aproximadamente mil e quinhentos reais em um festival no Maranhão.

E isso tudo levanta a questão: o MOA vai valer à pena? Provavelmente sim, e se tornará uma memória incrível para aqueles que forem lá prestigiar o evento. Mas, infelizmente, a maior parte dos headbangers de Sul e Sudeste ficará mesmo com os shows isolados. Já os outros ainda terão que se deslocar por grandes distâncias, até conquistarem o direito de ganhar seu próprio festival.


Nenhum comentário: