quinta-feira, 30 de junho de 2011

O "novo" Dream Theater

Desde a saída de Mike Pornoy do Dream Theater, muitos se perguntavam quem estaria à altura de substituí-lo. Há poucos meses tivemos a notícia que Mike Mangini era o novo baterista, decisão anunciada por meio de um mini reality show documentando o processo de audição de novos bateristas. Poucos questionariam a competência técnica de Mangini, mas uma dúvida que muitos fãs provavelmente nutriam era se Mangini cumpriria também a função de compositor que Portnoy tão assiduamente desempenhava na banda.

Os frutos da união de Mangini ao Dream Theater podem ser ouvidos em "On The Back of Angels", novo single do Dream Theater, revelado no último dia 28. A música é, em uma palavra, modesta. À primeira audição ela me lembrou o álbum Falling into Infinity, que tinha um andamento geral bem mais cadenciado que a maior parte dos trabalhos recentes do Dream Theater. Outro autor deste blog a comparou ao som de outro álbum, Images and Words, do começo da carreira do Dream Theater, que também apresentava uma pegada mais leve. Os dois primeiros minutos da faixa realmente soam como coisas que se ouviria no começo da carreira do Dream Theater, mas diferentemente a música toda é tecnicamente tímida.

Tais "timidez" e "modéstia" estão ainda mais óbvias na bateria de Mangini. Comenta-se que as baterias do álbum teriam sido todas programadas por John Petrucci durante o processo de composição e que Mangini teria apenas gravado as linhas já compostas. Se essa for a verdade, ainda não sabemos o real potencial do baterista junto à banda, coisa que talvez só vejamos no álbum seguinte. Mas, levando em conta o histórico do músico em outros projetos, fui instruído a não esperar muito mais do que se pode ouvir nessa faixa. Poderia ser injustiça julgar o álbum todo apenas por essa faixa, mas deve-se também lembrar que a banda, ao escolhê-la como single, a elegeu como representante do trabalho todo.

Enfim, julguem vocês mesmos:

Nenhum comentário: